ESTRADA DE JACAREPAGUA, 7655 - sala 623, FREGUESIA
RIO DE JANEIRO/RJ — CEP: 22753-900
  • (21) 97547-9073
  • (21) 2303-5906
Estrada do Pau Ferro, 755, Blc 5 - 107, Freguesia
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22743-520

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Ministério da Economia elabora guia para retomada do turismo brasileiro

Guia de Retomada Econômica do Turismo visa identificar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor

Na última semana de fevereiro, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a KPMG LTDA. para a elaboração do “Guia de Retomada Econômica do Turismo”. O objetivo é identificar e priorizar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor, diante da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Para a elaboração do material, a KPMG – organização global de empresas de prestação de serviços profissionais, que incluem Auditoria, Impostos e Consultoria de Gestão e Estratégica, Consultoria Empresarial, Governança Corporativa, Assessoria Financeira, Riscos, Compliance, Fusões e Aquisições, Restruturações e Inovação – fará um levantamento das demandas do setor privado e identificará propostas de iniciativas, por meio da análise de pesquisa e benchmarking, que possam mitigar os efeitos econômicos da pandemia de curto prazo no setor de turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na retomada do crescimento econômico.

O Guia será estruturado em cinco seções que abordarão os trabalhos, contextos e tendências do setor. O material apresentará a análise e resultados das pesquisas primárias realizadas com especialistas e empresários do turismo; do benchmarking realizado com base em boas práticas nacionais e internacionais; além da estruturação das oportunidades, desafios e aspirações do setor e da definição das variáveis de priorização e mapa de projetos priorizados.

Após essa etapa, a intenção é elaborar projetos priorizados e fundamentados nas demandas do setor e na opinião de especialistas, considerando não só problemas causados pela pandemia, mas também questões estruturais preexistentes, para que o governo possa se organizar em torno da retomada do setor de turismo do país.

Desde o início da pandemia, a Sepec/ME assumiu o papel de apoiar o setor produtivo no contexto de combate aos efeitos econômicos negativos relacionados à pandemia da Covid-19, entre eles o setor de turismo.

Diante disso, a Secretaria tem trabalhado em diversos temas que impactam direta ou indiretamente o setor turístico, sempre em articulação com o Ministério do Turismo e com outros órgãos da Administração Pública.